segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sangue jovem pode reverter envelhecimento


Segundo a lenda, os vampiros se alimentam do sangue de pessoas mais novas para garantir a imortalidade. A ideia não está de todo errada, segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA. A infusão de sangue jovem pode reverter sinais do envelhecimento, de acordo com um estudo realizado com camundongos em idade avançada, segundo matéria do jornal britânico Guardian.
O experimento melhorou o funcionamento cardíaco, muscular e cerebral dos camundongos. As proteínas encontradas no sangue jovem são as responsáveis pelo "rejuvenescimento" dos animais testados. Apesar das diferenças entre camundongos e humanos, a descoberta feita pela universidade norte-americana pode levar a novos tratamentos para doenças cardíacas e cerebrais em seres humanos, de acordo com Saul Villeda, coordenador do estudo.
Foram realizadas infusões de sangue de camundongo com 3 meses de vida em camundongos com 18 meses de vida (equivalentes a 70 anos humanos). Com o tratamento, os camundongos mais velhos melhoraram o desempenho em tarefas de aprendizado e memorização. Também foram verificadas melhorias estruturais e funcionais nos cérebros dos camundongos velhinhos.
Como isso pode ajudar os humanos? O envelhecimento é um dos principais fatores de risco para doenças do cérebro e do coração. Com o envelhecimento da população por conta da maior expectativa de vida, há mais pessoas sofrendo com essas doenças e esse é um dos maiores desafios da saúde pública no século XXI. O que você acha da descoberta dos cientistas norte-americanos?

Fonte: Yahoo! Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário