segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Biblioteca Pública de SC inaugura site para pesquisas e reservas



Já é um avanço, apesar de que o ideal seria disponibilizar todas as obras para leitura digital, de forma gratuita, por se tratar de uma instituição pública. Seria um grande estímulo à leitura de qualidade de às várias formas de pesquisa para auxílio ao estudante. A internet, apesar de grande, democrática, infinitamente diversificada, peca por não priorizar o acesso aos sites de qualidade (faz isso ao colocar tudo em pé de igualdade). Precisamos de maior divulgação e facilidades para aprimorar a cultura em nosso país.

A matéria segue abaixo:

Títulos do acervo estarão na internet a partir da próxima semana. 
Acervo reúne mais mais de 115 mil volumes, conforme a FCC.






A Biblioteca Pública de Santa Catarina vai inaugurar uma plataforma online para pesquisas e reservas dos todos os títulos de livros e revistas do acervo. A expectativa da direção da biblioteca é que o material esteja disponível na internet para os usuários a partir do dia 25 de novembro.

"Hoje o usuário precisa consultar se o material está disponível ou não direto na bilbioteca. Com o sistema, isso pode ser feito em casa e o usuário vai para a biblioteca com a certeza que o material desejado estará lá", explica Patrícia Firmino, administradora da biblioteca. Segundo ela, inicialmente apenas os títulos de revistas e livros serão disponibilizados, mas a intenção é que todo o acervo bibliográfico e outros materiais integrem o sistema. "Em torno de seis meses devemos digitalizar parte do acervo de jornais antigos de Santa Catarina", afirma Patrícia. Segundo a Fundação Catarinense de Cultura, o acervo bibliográfico possui mais de 115 mil volumes.

Conforme a Fundação Cultural Catarinense (FCC), o Sistema de Automação de Biblioteca (Sábio) antes funcionava apenas para atividades internas. Agora, todo o acervo poderá ser acessado online. “O sistema terá que passar por uns dias de testes antes de ser disponibilizado, mas estamos confiantes de que até o final da semana já poderá ser acessado por qualquer pessoa, basta ter um computador a mão”, diz a administradora da biblioteca.

O site para consulta já está disponível, mas a expectativa é que os usuários possam acessar a partir do dia 25 de novembro, pois estão sendo feitos ajustes no sistema. A administradora da biblioteca explica que para consultar o acervo e fazer reservas, o usuário terá que fazer um cadastro para ter uma senha. Inicialmente esta senha deve ser cadastrada pessoalmente na Biblioteca Pública, que fica no Centro de Florianópolis. O link de acesso à plataforma online estará disponível no site oficial.

Fonte: G1